Pesquise e Ache!!!!

16 de abr. de 2010

Ataulfo Alves


Ataulfo Alves de Sousa
*2/5/1909 Miraí, MG
+20/4/1969 Rio de Janeiro, RJ 

 Ataulfo Alves de Sousa era um dos sete filhos do Capitão Severino, violeiro, sanfoneiro e repentista da Zona da Mata, nasceu em 2 de maio de 1909 na Fazenda Cachoeira, propriedade dos Alves Pereira, no município de Miraí, MG.
Com oito anos, já fazia versos, respondendo aos improvisos do pai. Com a morte deste, a família teve de se mudar para a cidade, onde aos dez anos começou a ajudar a mãe no sustento da casa: foi leiteiro, condutor de bois, carregador de malas na estação, menino de recados, marceneiro, engraxate e lavrador, ao mesmo tempo em que estudava no Grupo Escolar Dr. Justino Pereira. Aos 18 anos, aceitou o convite do Dr. Afrânio Moreira Resende, medico de Miraí, para acompanhá-lo ao Rio de Janeiro, onde fixaria residência. Durante o dia, trabalhava no consultório, entregando recados e receitas, e, a noite, fazia limpeza e outros serviços domésticos na casa do médico. Insatisfeito com a situação, conseguiu uma vaga de lavador de vidros na Farmácia e Drogaria do Povo. Rapidamente aprendeu a lidar com as drogas e tornou-se prático de farmácia. Depois do trabalho voltava para casa no bairro de Rio Comprido, onde costumava freqüentar rodas de samba. Já sabia tocar violão, cavaquinho e bandolim, e organizou um conjunto que animava as festas do bairro.
Em 1928, com apenas 19 anos, casou-se com Judite. Nessa época, em que já começara a compor, tornou-se diretor de harmonia de Fale Quem Quiser, bloco organizado pelo pessoal do bairro. Em 1933, Bide, que viria a fazer sucesso com o samba Agora e cinza (com Marçal), ouviu algumas composições suas no Rio Comprido, e resolveu apresentá-lo a Mr. Evans, diretor americano da Victor. Foi então que Almirante gravou o samba Sexta-feira, sua primeira composição a ser lançada em disco. Dias depois, Carmen Miranda, que ele havia conhecido antes de ser cantora, gravou Tempo perdido, garantindo sua entrada no mundo artístico. Em 1935, através de Almirante e Bide, conseguiu seu primeiro sucesso com Saudade do meu barracão, gravado por Floriano Belham. Seu nome cresceu muito quando apareceram as gravações do samba Saudade dela, em 1936, por Silvio Caldas e da valsa A você (com Aldo Cabral) e do samba Quanta tristeza (com André Filho), em 1937, por Carlos Galhardo, que se tornaria um dos seus grandes divulgadores. Passou a compor com Bide, Claudionor Cruz, João Bastos Filho e Wilson Batista, com quem venceu os Carnavais de 1940 e 1941, com Oh!, seu Oscar e O Bonde de São Januário.
Em 1938, Orlando Silva, outro grande interprete de suas musicas, gravou Errei, erramos. Em 1941, fez sua primeira experiência como intérprete, gravando seus sambas Leva, meu samba... e Alegria na casa de pobre (com Abel Neto). Em 1942 a situação financeira difícil e a hesitação dos cantores em gravar sua ultima composição fizeram com que ele próprio lançasse, para o Carnaval do ano, Ai, que saudades da Amélia; gravado com acompanhamento do grupo Academia do Samba e abertura de Jacó do Bandolim, o samba, feito a partir de três quadras apresentadas por Mário Lago para serem musicadas, resultou em grande sucesso popular. Juntos fizeram ainda Atire a primeira pedra, para o Carnaval de 1944, e em 1945 lançaram Capacho e Pra que mais felicidade.
Resolvido a continuar interpretando suas músicas, juntou-se a um grupo de cantoras, organizando um conjunto que, por sugestão de Pedro Caetano, foi chamado de Ataulfo Alves e suas Pastoras. Inicialmente formado por Olga, Marilu e Alda. Representativas da década de 1950, quando faziam sucesso musicas de fossa e de amores infelizes, são suas composições Fim de comedia e Errei, sim, gravadas por Dalva de Oliveira. Em 1954 participou do show O Samba nasce no coração, realizado na boate Casablanca, quando lançou o samba Pois é... O pintor Pancetti gostou muito da musica e, inspirado nela, fez um quadro com o mesmo nome, que ofereceu ao compositor. Compôs então Lagoa serena (com J. Batista), dedicando-a a Pancetti, que, novamente, o homenageou com a tela Lagoa serena.
Convidado por Humberto Teixeira, em 1961 participou de uma caravana de divulgação da musica popular brasileira na Europa, para onde levou Mulata assanhada e Na cadência do samba (com Paulo Gesta), que acabara de lançar. Retornou no mesmo ano e fundou a ATA (Ataulfo Alves Edições), tonando-se editor de suas musicas. Por essa época, desligou-se de suas pastoras – na ocasião Nadir, Antonina, Geralda e Geraldina –, passando a se apresentar sozinho, esporadicamente.
Depois de realizar em 1964 uma temporada no Top Club, do Rio de Janeiro, como sentisse piorar a úlcera no duodeno, em 1965 decidiu passar o seu titulo de General do Samba para seu filho, Ataulfo Alves Júnior. Em decorrência do agravamento da úlcera, morreu após uma intervenção cirúrgica, no Rio de Janeiro em 20 de abril de 1969.


Discografia


  • (2000) Raízes do samba - Ataulfo Alves • EMI BRASIL • CD
  • (1999) Saudade da professorinha - Ataulfo Alves • Revivendo • CD
  • (1996) A você - Ataulfo Alves - vol. 2 • Revivendo • CD
  • (1989) Leva meu samba...Ataulfo Alves • Som Livre • LP
  • (1969) Eu, Ataulfo Alves • MIS/Polydor • LP
  • (1969) Revivendo o mestre Ataulfo - Noite Ilustrada • Continental • LP
  • (1968) Ataulfo Alves e muito samba • MIS/Polydor • LP
  • (1967) Ataulfo tradição • Polydor • LP
  • (1966) Eternamente samba • Polydor • LP
  • (1963) Na cadência do samba/Ai? Aurora • Philips • 78
  • (1963) Você nasceu pra titia/Nunca mais • Philips • 78
  • (1962) Malvada/Você nasceu para o mal • Copacabana • 78
  • (1962) Miraí/Primeiro de maio • Copacabana • 78
  • (1962) Na cadência do samba/O que é que há • Philips • 78
  • (1962) Não tenho pressa/Me dá meu chapéu • Philips • 78
  • (1962) Meu samba... Minha vida • Philips • LP
  • (1961) Quantos projetos/Vanguardeiros do rei • Copacabana • 78
  • (1961) É bossa mesmo • Copacabana • LP
  • (1960) A pedida é essa/De onde veio a Eva • Todamérica • 78
  • (1959) Gastei tudo num dia/Semeia mas não cresce • Todamérica • 78
  • (1959) Casa 33/Jubileu • Odeon • 78
  • (1958) A carta/Talento não tem idade • Todamérica • 78
  • (1958) Vai, mas vai mesmo/Chorei, penei • Odeon • 78
  • (1957) Ouvindo Ataulfo Alves e Suas Pastoras • Sinter • LP
  • (1957) Juvenal/Como doi • Sinter • 78
  • (1957) O vento que venta lá • Sinter • 78
  • (1957) Agradeça a sua amiga/Sei que é covardia • Sinter • 78
  • (1957) Minha mãezinha/Sim voltei • Sinter • 78
  • (1957) Devagar morena/Maria da Conceição • Sinter • 78
  • (1957) Caminhando/Rainha do mar • Sinter • 78
  • (1956) 8 sucessos de Ataulfo Alves • Sinter • LP
  • (1956) Endereço/Eu e o meu amor • Sinter • 78
  • (1956) Lar antigo/Mentira pura • Sinter • 78
  • (1956) Leva meu samba/Herança do desgosto • Sinter • 78
  • (1956) Infidelidade/Atire a primeira pedra • Sinter • 78
  • (1956) Meu tempo de criança/Quem me deve, me paga • Sinter • 78
  • (1956) Um retrato de Minas/Santos Dumont • Sinter • 78
  • (1956) Samba de Bangu/Mulata assanhada • Sinter • 78
  • (1955) Vida da minha vida/Banco de réu • Copacabana • 78
  • (1955) Pai Joaquim d'Angola/Pois é... • Sinter • 78
  • (1955) Ai que saudades da Amélia/Ago-iê • Sinter • 78
  • (1955) Rainha do samba/Vida da minha vida • Sinter • 78
  • (1955) Fala, mulato/Castelo de Mangueira • Sinter • 78
  • (1955) Sai do meu caminho (Aguenta Felipe)/Melodia de morro • Sinter • 78
  • (1954) É hoje/Doeu • Copacabana • 78
  • (1954) Rabo de saia/Zé da Zilda • Todamérica • 78
  • (1953) Conceição/A cara me cai • Copacabana • 78
  • (1952) Vestiu saia, tá pra mim/Minhas lágrimas • Star • 78
  • (1952) Deixa essa mulher pra lá/Balança, mas não cai(Com Linda Batista) • RCA Victor • 78
  • (1951) Agradeço a Deus/Mentira do povo • Carnaval • 78
  • (1949) Vida da minha vida/Banco de réu • Star • 78
  • (1949) Eu também sou general/Madame garnizé • Star • 78
  • (1949) O coração não envelheceu/Ela, sempre ela • Star • 78
  • (1948) Boca de fogo/O castigo que te dei • Star • 78
  • (1947) Infidelidade/Exemplo • Victor • 78
  • (1947) Atraso de vida/O que é que eu vou dizer em casa • Victor • 78
  • (1946) Geme negro/Alodê • Victor • 78
  • (1946) Solitário/Na hora da partida • Victor • 78
  • (1946) Dulcineia/Fala Pedro • Victor • 78
  • (1946) Índia do Brasil/Rosário de lágrimas • Victor • 78
  • (1946) Audiência ao prefeito/Sonhei com ela • Victor • 78
  • (1945) Fogueira do coração/Martir no amor • Odeon • 78
  • (1945) Olha a saúde rapaz!/Malvado • Odeon • 78
  • (1945) Boêmio/O negro e o café • Victor • 78
  • (1945) Pela luz divina/Meu papel • Victor • 78
  • (1945) Vá baixar em outro terreiro/Capacho • Victor • 78
  • (1945) Ana/Todo o mundo enlouqueceu • Victor • 78
  • (1945) Nunca mais/Boêmio sofre mais • Victor • 78
  • (1945) Isto é que nós queremos/Perpétua • Victor • 78
  • (1944) Escravo da saudade/Meu protetor • Odeon • 78
  • (1944) Laura/Não irei lhe buscar • Odeon • 78
  • (1944) Brasil/Batuca no chão • Odeon • 78
  • (1944) Diz o teu nome/Trabalho • Odeon • 78
  • (1943) Três palhaços na berlinda/Me deixa sambar • Odeon • 78
  • (1943) Desta vez não!/Isto é de doer • Odeon • 78
  • (1943) Salve a Bahia/Leonor • Odeon • 78
  • (1943) Alma perdida/Dinheiro pra festa • Odeon • 78
  • (1943) Abaixa o braço/Ela não quis... • Odeon • 78
  • (1942) Ai! Que saudades da Amélia/Não posso viver sem ela • Odeon • 78
  • (1942) Ai! Que saudades da Amélia/Chorar pra quê • Odeon • 78
  • (1942) Represária/Ela é boa mas é minha • Odeon • 78
  • (1942) Nós das Américas/Quem mandou iaiá • Odeon • 78
  • (1942) Deus me ajude/Sim, foi ela • Odeon • 78
  • (1942) Foi covardia/A nova aurora raiou • Odeon • 78
  • (1941) É negócio casas/Lá na quebrada do monte • Odeon • 78
Biografia: Enciclopédia da Música Brasileira
Art Editora e PubliFolha


Nenhum comentário: