Pesquise e Ache!!!!

20 de abr. de 2010

Noite Ilustrada


Mário de Souza Marques Filho, o Noite Ilustrada
(Cantor sambista brasileiro )
1928 - 2003


O cantor Noite Ilustrada chama-se Mario de Souza Marques Filho. Nasceu a 10 de abril de 1928 em Pirapetinga - Minas Gerais. Seus pais, Mario e dona Alexandrina Maria, separaram-se, quando o filho ainda era bem pequeno.
 
Então o garoto na mais tenra idade, começou a trabalhar, para ajudar sua mãe. Era engraxate, na estação de trem, e carregava leite para o fabrico de queijo. Mas isso não foi suficiente, e dona Alexandrina mandou seu filho para o Rio de Janeiro viver com o pai. O pai, que era motorista em uma fábrica de lâmpadas GE, preferiu colocar o garoto em um colégio interno.
 
E assim, Mario Junior foi para o SAM – Serviço de Assistência aos Menores. De lá, para o Instituto Profissional Getulio Vargas, ainda como interno. Saiu com 17 anos, tendo aprendido a trabalhar com móveis, e foi trabalhar em Vila Izabel. Foi aí que conheceu o pessoal da Escola de Samba da Mangueira. O garoto, de cor negra, gostou das rodas de samba e percebeu nascer dentro de si, a vocação artística. Mesmo tendo passado mais de oito anos de internato, sem ter recebido sequer a visita dos pais, Mario tinha facilidade em fazer amigos. Esperto e bonzinho, também tinha inclinação para o futebol, e foi mesmo ser jogador em Minas Gerais, na cidade de Além Paraíba. Foi quando o humorista Zé Trindade fazia shows na região, que Mario o conheceu.
 
Como já tocasse violão, o “Bom Crioulo”, como ele era chamado, juntou-se ao humorista.. Logo comprou seu primeiro violão, que pagou “pingadinho”, e foi virando profissional, isto é: “tentando”, pois embora fazendo parte do regional da Rádio Novo Mundo, não recebia salário nenhum. Na excursão que fez com Zé Trindade é que cantou no palco, pela primeira vez, no lugar de um colega que faltou. E, por não se lembrar do nome do principiante, Zé Trindade o anunciou como “Noite Ilustrada”, nome de uma revista carioca. Assim foi batizado o jovem cantor.

Figura lendária da noite paulistana, o famoso intérprete morreu na cidade de Atibaia, no Estado de São Paulo, aos 76 anos de idade, depois de 20 dias internado no Hospital de Atibaia, tentando resistor a um câncer. Noite Ilustrada fez grande sucesso em todo o país no final dos anos 50 e início dos 60; sua gravação de Volta Por Cima, de Paulo Vanzolini, marcou época. Seu último disco foi Perfil de um sambista (2001), com produção de Fernando Faro e repertório formado por releituras das canções que mais gostava de cantar.


Nenhum comentário: