Pesquise e Ache!!!!

18 de abr. de 2010

Odair José



Odair José de Araújo (Morrinhos, GO, 16 de agosto de 1948) é um cantor e compositor  brasileiro, de estilo popular-romântico-brega.

Odair começou como crooner na adolescência até meados dos 17 anos quando começou a compor. Nos Anos 70 sua música teve influências da música caipira americana. Excursionou pelo country de raiz de Hank Williams e Johnny Cash em seus primeiros discos. Em 1972, sua música "Cristo quem é você", foi gravada pelo próprio Odair José, com arranjos de Zé Rodrix, tendo a participação do grupo Som Imaginário. Cinco anos depois, fez um ópera-rock na música "O Filho de José e Maria", chegando a ser rotulado como o "Bob Dylan Brasileiro".

A partir dos anos 70 se consagrou no estilo brega com forte apelo popular como "Uma Vida Só", conhecida popularmente pelo seu refrão, "pare de tomar a pílula", que foi censurada pelo governo brasileiro pelo suposto entendimento de que a canção fazia propaganda contrária à distribuição das tais pílulas para o controle de natalidade. Também de forte apelo popular, na canção "Deixa Essa Vergonha De Lado", Odair José deu seu total apoio à empregada doméstica, função que no início da década de 1970 não era legalizada, e a música de Odair ajudou em muito para que essa profissão fosse o que é hoje, por isso, Odair ficou com a alcunha de "o terror das empregadas", valendo lembrar, que na canção, Odair relata uma empregada que namora um rapaz, e, com vergonha, diz que aquela casa é a sua casa, que o garoto que leva pra escola é seu irmão, então, o moço pede para que a moça deixa a vergonha de lado, que, pelo fato de ela ser uma simples empregada, não modificará seu amor.

Odair José também emplacou sucessos tremendos como "Eu Vou Tirar Você Deste Lugar", "Eu, Você e a Praça", "Assim Sou Eu", "Na Minha Opinião", "A Noite Mais Linda Do Mundo", "Essa Noite Você Vai Ter Que Ser Minha", "Foi Tudo Culpa do Amor", "Sem Saída", entre outros grandes sucessos, além do grande hit "Cadê Você" composta e gravada por Odair José no início da década de 1970 e que estourou nas paradas em 1990 nas vozes de Leandro e Leonardo, sendo que esse hit foi também regravado por Roberta Miranda.

Odair conta uma curiosidade na época em que Leandro e Leonardo pretendiam gravar "Cadê Você", pois a dupla o encontrou e disse a ele que a canção faltava uma parte, sendo que Odair disse à dupla que estava certo, que a música era assim mesmo, daí, Leandro e Leonardo a gravou e a música se transformou em um de seus maiores sucessos.

Odair José foi casado com a Cantora Diana, com quem teve uma filha, Clarice, mas logo se separaram, após uma relação conturbada.

De volta à mídia desde o final da década de 1990, Odair José continua fazendo jus ao estilo musical que o trouxe as paradas de sucesso.

Foi tema em 2009 de um epsódio de O Estranho Mundo de Zé do Caixão, um programa de entrevistas exibido pelo Canal Brasil, apresentado por José Mojica Marins

Discografia

Álbuns de Estúdio

    * 1970 - Odair José
    * 1971 - Meu grande amor
    * 1972 - Assim sou eu...
    * 1973 - Odair José
    * 1974 - Lembranças
    * 1974 - Amantes
    * 1975 - Odair
    * 1976 - Histórias e Pensamentos
    * 1977 - O filho de José e Maria
    * 1978 - Coisas Simples
    * 1979 - Odair José
    * 1980 - Odair José
    * 1981 - Viva e deixe viver
    * 1982 - Só por amor
    * 1983 - Fome de amor
    * 1984 - Eu , você e o sofá
    * 1986 - Odair José
    * 1987 - Odair José
    * 1989 - Odair José
    * 1990 - Odair José
    * 1992 - Odair José
    * 1993 - Odair José
    * 1996 - As minhas canções
    * 1998 - Lagrimas
 

Um comentário:

Unknown disse...

Quanta saudades dos tempos de Odair José , as musicas teem sentido e nos faz muito bem , a que mais gosto é Encostei o meu carro na praça.